Total de visualizações de página

9 de jan. de 2012

Dica de filme antigo: Olga

Janeiro, mês de férias, o blog traz uma dica de um filme brasileiro antigo, lançado em 2004: Olga.

O filme é baseado no livro de Fernando Morais, também chamado "Olga", e trata de forma romanceada a biografia da alemã judia Olga Benário que veio para o Brasil com o objetivo de auxiliar a implantação de uma revolução que levasse o Brasil a se tornar um país comunista, em meados da década de 1930.
Aqui no Brasil, ela foi escalada como segurança de Luis Carlos Prestes. Prestes era militar e uma figura conhecida por liderar um movimento de oposição ao governo que percorreu o interior do Brasil e ficou conhecido como "Coluna Prestes". Em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, a tentativa de revolução por parte de Prestes, Olga, outros dirigentes do Partido Comunista e da Aliança Nacional Libertadora, acabou não dando certo e o movimento ficou conhecido como "Intentona Comunista".
Nesse meio tempo, Prestes foi preso e Olga também. No entanto, o governo Vargas queria deportá-la para a Alemanha, que estava sob o comando de Hitler. Olga descobriu que está grávida de Prestes e permaneceu no Brasil enquanto a gestação e o período de amamentação da filha ocorreram. Logo depois ela foi deportada para a Alemanha. Imaginem que fim teve uma mulher judia em plena Alemanha de Hitler?

Indico tanto o livro quanto o filme. Na verdade, eu li o livro há muito tempo, nem estava na faculdade ainda, mas achei muito interessante. O filme eu vi no colégio também, quando estava estudando o governo Vargas e a Segunda Guerra Mundial. Segue abaixo o link do trailer:



Enfim, se a Sessão da Tarde estiver com a "Lagoa Azul", aproveite e olhe "Olga"!

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário