Total de visualizações de página

14 de mar. de 2013

Cidadania e Música

O ano de 2013 é o meu ano de estreia na docência. Depois de muito estágio, chegou a hora de encarar um ano de aulas e convivências com professores e alunos. Veremos o que dará!

Preparei essa aula sobre Cidadania baseada em duas músicas: "Até Quando?", do Gabriel O Pensador, e "Admirável Gado Novo", do Zé Ramalho. A ideia era contrastar essas duas letras e discutir com os alunos alguns pontos.

Eis o clipe da música do Gabriel (o clipe por si já dá uma boa discussão entre "o da poltrona" e o "questionador"):


Depois coloquei a música do Zé Ramalho. Como não há clipe sobre essa música feito pelo cantor, mostrei a capa do LP que trouxe pela primeira vez essa letra:


Os pontos que foram destacados levavam em consideração a diferença de tempo entre as duas letras. A música "Até Quando?" foi lançada em 2001 (nota: os alunos ainda não tinham visto o clipe, só alguns haviam escutado a música) e "Admirável Gado Novo" em 1980. Épocas distintas da história brasileira. A questão do eu-lírico também foi comentada, o eu-lírico do "Até Quando?" é mais revoltado, questionador e pretende ter uma posição de combate as injustiças e questiona os demais "Até quando você vai levando porrada?". Já o eu-lírico do "Admirável Gado Novo" é contemplativo, vê que a situação não está boa, mas não questiona a sua mudança. Visualiza que a engrenagem "já sente a ferrugem lhe comer" e conclui que "povo marcado e povo feliz".

Há mais questões que foram discutidas em sala de aula, porém para começar os argumentos eram esses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário