Esse post continua sendo dos meus achados para o estágio. Com a indicação do meu professor orientador do estágio, encontrei um trecho do filme brasileiro “Independência ou Morte”, de 1972, com o Tarcísio Meira no papel de Dom Pedro.
Em 1972, a independência do Brasil completava 150 anos (1822). Além disso, estávamos em plena ditadura civil-militar no Brasil, ou seja, produzir um filme que retratasse a formação do Estado, com um Dom Pedro defendendo a pátria brasileira contra os portugueses que desejavam recolonizá-la, era uma bela propaganda para o Estado brasileiro e, de forma direta, para o governo vigente que valorizava os símbolos nacionais, como a bandeira ou o hino nacional.
O trecho que eu encontrei mostra a “cena histórica” do grito do Ipiranga e a coroação de Dom Pedro I. As cenas foram copiadas de quadros famosos do Pedro Américo e do Debret. Acredito que o importante era ser o mais fiel possível à história oficial, aos quadros e as datas, buscando retratar (na medida do possível) o que realmente aconteceu naquele dia.
Segue o trecho do filme:
E os quadros que aparecem nessas cenas:
Debret – Coroação de Dom Pedro I (pintado por volta de 1828)
Pedro Américo – Independência ou Morte (1888)
Inté!
Parabéns pelo blog! Postagens bem feitas e interessantes, com uma estética limpa e de bom gosto. Farei visitas com frequência!
ResponderExcluirUsei uma imagem dessa postagem na minha postagem “A independência do Brasil”, citando seu blog como fonte.
No meu blog HistóriaS ( http://historiasylvio.blogspot.com.br ) pretendo compartilhar algumas coisas que considero interessantes sobre Minas Gerais, História, Psicologia, Filosofia, trens e artes.
Dê uma olhada e, se gostar do conteúdo, siga as novas postagens e recomende para os amigos.
Abraço.
Sylvio.