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8 de jul. de 2013

Diferença entre UFRGS e ENEM

A professora aqui resolveu procurar umas questões da UFRGS e do ENEM para um trabalho avaliativo dos alunos. Olhando provas e mais provas de diversos anos, eis que duas questões se parecem. Esse exemplo ajuda a perceber diferenças entre as provas. 
Vamos as questões:

ENEM 2012:

BURKE, P. A fabricação do rei. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra

a) a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real

b) a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado

c) o vínculo entre a monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político.

d) o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.

e) a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal

UFRGS 2004

Observe a figura abaixo, que representa a construção da imagem do Rei-Sol.

Luís XIV assumiu o poder monárquico francês em
1661 e, em pouco tempo, impôs à França e à Europa a imagem pública de um Rei-Sol todo poderoso. Toda uma máquina de propaganda foi colocada a serviço do rei francês. Escritores, historiadores, escultores e pintores foram convocados ao 
exercício da sua glorificação. O mito de Luís XIV 
foi criado em meio a mudanças socioeconômicas 
e políticas na França do século XVII.

A esse respeito, considere as seguintes afirmações.
I - Luís XIV, rei por direito divino, suscitou a admiração de seus pares europeus, Versalhes foi copiada por toda a Europa, o francês consolidou-se como língua falada pela elite européia. Porém, sombras viriam a ofuscar o Rei-Sol, visto que a oposição exilada começou a denunciar a autocracia do monarca francês.
II - Para restabelecer a paz no reino, após a rebelião da Fronda e a Guerra dos Trinta Anos, e dedicar-se à consolidação da cultura francesa como universal, Luís XIV devolveu o poder das províncias às grandes famílias aristocráticas.
III - A fim de criar uma imagem pública positiva e democrática, Luís XIV organizou a partilha do poder de Estado com o Parlamento e com o Judiciário, dando início à divisão dos três poderes, cara a Montesquieu e fundamental para os novos rumos da política européia.

Quais estão corretas ?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.

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Respostas: 
ENEM - E
UFRGS - A

As questões abordam a mesma imagem da construção simbólica do rei francês Luís XIV. Entretanto, há diferenças entre elas. A questão do ENEM é interpretativa. Somente com o texto da pergunta tu resolves. De acordo com o texto, o Luís XIV teve a "imagem fabricada por um conjunto de estratégias", o que remete a um simbolismo, à criação de um soberano que é mortal mas deve ser representante divino. 
Se analisarmos as alternativas, a resposta aparece de forma mais clara, pois se a ideia é apresentar "a imagem fabricada do rei" e o simbolismo do soberano, a alternativa A não poderia ser. A B não é contemporânea ao absolutismo, não havia público e privado nessa época, tudo era em torno do rei e as pessoas que moravam na França eram os súditos do soberano, nada de cidadania como conhecemos hoje. A C também é descontextualizada, pois se a ideia era "montar" um rei soberano, essa charge não seria apresentada aos súditos, somente o quadro com o Luís XIV todo poderoso. A letra D é para aqueles que não entenderam a pergunta, completamente fora da ideia de simbolismo e "fabricação do rei", mas correta se formos pensar no contexto do absolutismo. A corte francesa era chique, mas o rei seria sempre mais, afinal ele era o soberano.

Já a UFRGS não requer somente interpretação. Tem que saber o conteúdo. Para dificultar, essa pergunta é composta por alternativas que necessitam ser confirmadas em sua autenticidade. Isso só complica a vida do vestibulando. Não basta saber de Luís XIV e absolutismo. Tem que entender as alternativas e perceber se estão certas ou erradas. 
A alternativa II está errada, pois o rei não devolve o poder para as famílias aristocráticas das províncias. A alternativa III está errada devido à ideia de democracia totalmente fora de contexto ao absolutismo europeu.

Espero que a comparação entre as duas questões ajude a perceber que ENEM e UFRGS possuem suas diferenças quanto a cobrança do conteúdo.

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