Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Se o Sol nasce no Leste e se põe no Oeste, é ele que gira ao redor da Terra?

Hoje em dia essa pergunta parece boba, um assunto mais que antigo, que já foi estudado por todos nós quando estávamos no ensino fundamental em plena aula de Geografia. Não, o Sol não gira ao redor da Terra, pelo contrário. O Sol é o centro do Sistema Solar e a Terra é somente um dos planetas que giram ao redor dessa estrela.
No entanto, esse tema foi motivo de grandes debates e disputas na época do Renascimento Europeu, movimento cultural que modificou a forma de conceber o universo e a sociedade. A questão de utilizar o raciocínio lógico para explicar a realidade e os fenômenos naturais promoveu o desenvolvimento de novas formas de explicar o mundo, avançando em determinados temas que depois seriam conhecidos como a Revolução Científica.
Um dos assuntos debatidos e estudados na época foi o modelo Heliocêntrico que se opôs ao então vigente modelo Geocêntrico. O modelo Geocêntrico defendia que a Terra era o centro do universo, e que todos os planetas e até o Sol orbitavam em torno dela, em círculos concêntricos, enquanto que ela permanecia parada. Quem defendia essa explicação eram os gregos Aristóteles e Ptolomeu, argumentando que caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás. Esse modelo explicativo era defendido pela Igreja Católica através de explicações bíblicas, nenhuma experimental, e foi o modelo vigente durante o período da Idade Média, refletindo a ordem e estabilidade da estrutura da sociedade.
Contudo, um polonês chamado Nicolau Copérnico (1473 - 1543) resolveu pensar um pouco mais sobre esse tema e desenvolveu outro modelo, chamado Heliocêntrico, em que o Sol seria o centro do universo e a Terra seria um dos vários planetas que giram ao redor do Sol. Dessa forma, a Terra deixa de ser o ponto central do universo, tornando-se apenas um dos seus vários elementos. Copérnico não chegou a provar sua teoria, porém abriu discussões para questões como a grandeza do universo e a queda dos corpos, já que a Terra deixava de ser o centro e o lugar natural de todas as coisas.
Quem levou adiante as ideias de Copérnico foi um homem chamado Galileu Galilei (1564 - 1642) que através do telescópio conseguiu confirmar o modelo Heliocêntrico. Os problemas que surgiram através desse modelo foram o deslocamento da Terra do centro do Universo e o abalo das estruturas da sociedade medieval, contrariando os escritos da Bíblia, retirando o ser humano do centro e dos olhos de Deus, ou seja, diminuindo sua submissão. Devido ao perigo desses novos conceitos, Galileu foi julgado pela Santa Inquisição (tribunal da Igreja que julgava e punia os hereges) duas vezes. Na primeira vez em que foi a julgamento, em 1616, ficou proibido de defender suas ideias, indo seus livros parar no Índex (conjunto de livros condenados pela Igreja). Na segunda vez, em 1633, ele teve que renunciar aos seus estudos para não ser queimado e foi condenado a prisão domiciliar até a morte.
A pergunta do título remete a um assunto que hoje se apresenta como banal, tópico de revista infantil de ciências. No entanto, foi elemento de disputa e grande debate, que levou vários anos para naturalizar-se e chegar até as aulas de Geografia da quinta série do ensino fundamental.

Referência: CATELLI JUNIOR, Roberto. História: texto e contexto: Ensino Médio. São Paulo, Scipione, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário